domingo, 26 de julho de 2009

ARRUAÇAS

Parece que o Administrador da SAD sr. Miguel Ferreira terá sido abordado de forma intempestiva por um sócio (versão do jornal A) ou vários sócios (versão B).

Houve quem logo gritasse puritanamente "arruaça, ai!".

O ocorrido, qualquer que tenha sido a sua dimensão, suscita-me os seguintes comentários:

1) Acho triste e muito reprovável qualquer acto de intimidação, sobretudo gratuita e/ou em posição de fraqueza da(s) vítima(s). Até por isso, sou contra touradas. Portanto, a minha reprovação não é por snobismo, "queqice" estéril e pretensão de elitismo mas por repúdio vivo.



2) Não obstante, o Belenenses até precisa de convulsões, que não estas, para despertar do seu torpor.
3) A prolongada e costumeira falta de informação aos sócios, o vazio de comunicação, facilita em muito estas coisas.
4) Nunca se vê o essencial no CFB...

sábado, 25 de julho de 2009

AGORA OS HOMENS VÃO TRABALHAR

Acho que sim, que vão.

Claro, ao seu ritmo, e dentro das limitações das suas capacidades.

Mas não dá mais para disfarçar, já se perderam timings, já se fez o que não se devia, já não se pode fazer coisas que se devia, agora é o salve-se quem puder.

Obviamente, nesses termos, as possibilidades de errar são maiores, e a dificuldade de acertar aumentou na proporção da rota derrotista já traçada.

Tinha que ser assim? Claro que não!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Júlio César


Bom o homem já falou, quando podia estar calado. Enfim, nada de novo. A culpa é também da falta de mística dos dirigentes.

Mas bom, então ele que vá à merda e para a merda e que se enterre lá.

E nós, que devíamos fazer?

Buscar um Nelson e/ou um Perçanha e até poupávamos nos ordenados e recebíamos o dinheiro - embora pouco - que tivéssmos a receber.

Pouco que seja, chjega para quem nos arranjava o Weldon nos trazer um avançado de valor semelhante e um bom defesa central.

Bastos é que não!

BASTOS? BASTA!

De humilhação em humilhação e contentinhos (alguns)...

Mais uma derrota.

E pior, sai o Júlio César ("belo" contrato , do tempo do endeusado J. Jesus, de Janela, de Cabral Ferreira, e de... Viana de Carvalho e Miguel Ferreira...) e vêm o Moretto e, pasme-se, o Filipe Bastos. Que "felicidade"! Que "orgulho". Presume-se que os obreiros deste negócio estarão satisfeitos com este negócio, como estavam com o Amorim (que F. Sequeira lá conseguiu melhorar, perante a consternação de Vieira).

Temos assim 13 médios (Mano, Diakité, Pelé, Zazá, Azeez, Gabriel Gómez, Celestino, Cândido Costa, Barge, Ivan, Zé Pedro, André Almeida e o FB). Desses, os 7 primeiros podem fazer o lugar de trinco.

Que dizer?

terça-feira, 21 de julho de 2009

ESTAVA PARA IR A ÁGUEDA...

Mas não vou.

Nem penso ir tão cedo.

Chega de gozarem comigo!

JÁ VI QUE CHEGUE

E, portanto, sobre esta direcção, só tenho uma palavra a dizer:

RUA!

AS DIFERENÇAS

Depois da época desastrada do ano passado, já dá para ver algumas diferenças.

* O ano passado o Fernando Sequeira arranjou um empréstimo de 5 milhões de euros; este ano, a actual direcção arranjou "ZERO".

* O ano passado, com 3 jogos, tínhamos 2 vitórias e 1 empate, com 6-3 em golos; este ano temos 1 vitoria, 1 derrota e 1 empate que foi derrota, com 2-2 em golos.

* o ano passado contratámos um treinador cujo melhor registo era ter sido 4º na 1ª divisão; este ano contratámos um treinador cujo melhor registo é ter sido 4º na 2ª divisão.

* O ano passado a apresentação foi com o Espanhol; este ano, vai ser com o Recreativo do Libolo.

* o ano passado, nesta altura, tínhamos a trabalhar no Restelo um Presidente e dois Vice-Presidentes; este ano, temos um Vice Presidente.

* O ano passado, o Presidente era perseguido, ameaçado e insultado; este ano, não.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

DEIXEM OS HOMENS...TRABALHAR?!

"Calma! Deixem os homens trabalhar"! Aí está o slogan do costume.

O mais triste, é que isto sai espontaneamente de vários adeptos e consócios.

Há anos e anos que ouvimos isto, precedendo várias decorrocadas. Pouco ou nada se aprende.

Pela minha parte, juro, mas juro mesmo, que deixo os homens trabalhar.


Só que há um problema:

É que a Direcção, na prática, são 3 pessoas, e 2 delas, ao que parece, estão de férias!

Resta-me, pois, "deixar o homem trabalhar".

Valha-nos a "Nossa Senhora das coisas impossíveis que procuramos em vão! (F. Pessoa / Álvaro de Campos).

P.S.- O artigo do público é nojento mas para os nossos dirigentes, ao que parece, "no pasa nada".

domingo, 19 de julho de 2009

O BELENENSES PRECISA...

O Belenenses precisa de uma claque que o seja.

sábado, 18 de julho de 2009

SÓ OS ADEPTOS FICAM (ALGUNS...)

Uma das coisas que mais me chocam é que, enquanto eu, como adepto, vivo as coisas do Belenenses como minhas, correndo bem ou mal, e sejam os dirigentes X ou Y, estes últimos, quase invariavelmente, perspectivam-se de modo diferente.

A imagem com que se preocupam, é a sua, não a do clube. A grandeza em que pensam é a sua, não a do clube. Do passado, podem carregar as derrotas e as coisas negativas, e omitir os triunfos e as coisas boas, porque o Belenenses, para eles, começa quando tomam posse.

O seu balanço não é do adepto desinteressado e incondicionado. É o balanço do seu "pontificado". Que tal aconteça com treinadores e jogadores, é negativo, mas tem atenuantes. Já no caso de dirigentes, não tem desculpa. Mais ainda quando até sabem mexer-se na CS - mas se promover a si mesmos, e não ao Belenenses, como era seu dever.



O último exemplo pode ser lido aqui, na edição de sábado do Record:

Esperança azul renasce
A expectativa é grande no Restelo. Depois de uma temporada para esquecer (ou para recordar de forma a não mais repetir) devido ao "tsunami" Fernando Sequeira, cujos efeitos nefastos a posterior Comissão de Gestão tentou atenuar...
...sem grande sucesso em termos desportivos - a contratação de Jaime Pacheco acabou por revelar-se um erro, não se percebendo também o contrato de Zarabi válido por 3 épocas e meia -, os adeptos azuis estão ansiosos pela temporada 2009/10, ao longo da qual esperam viver sensações bem mais agradáveis do que a angústia da luta pela manutenção.
Superada a difícil missão de cumprir a tempo os pressupostos financeiros exigidos pela Liga, condição essencial para poder ocupar a vaga deixada pela mais do que previsível queda do Estrela, a SAD deitou então mãos à obra para construir um plantel sem as loucuras de um passado recente (o tecto orçamental está fixado nos 4 milhões de euros). Apostando num treinador jovem e ambicioso, Viana de Carvalho e Miguel Ferreira já conseguiram contratar cinco reforços (Barge, Ivan, Yontcha, Devic e Celestino), concluir as desvinculações de Maykon, Carciano e Tininho em condições vantajosas, além de reduzir para metade os ordenados de Marcelo, Rodrigo Arroz e João Paulo Oliveira.
É certo que os primeiros resultados não foram animadores (derrotas com o Sp. Covilhã, nos penáltis, e U. Leiria), mas ainda faltam três elementos para o plantel estar completo. Um defesa-central que também possa jogar à esquerda, um médio capaz de fazer vários lugares e um avançado que caia para os dois flancos são os perfis desejados, já que quando o dinheiro não abunda há que escolher polivalentes.
Pelo trabalho desenvolvido desde que foram eleitos, em maio, os dirigentes merecem a total confiança dos adeptos. É que têm corrido contra o tempo numa série de frentes e, para já, o balanço tem de ser considerado positivo. Depois, quando a bola começar a rolar a sério, logo se vê como é que a equipa responde. A julgar pelos primeiros 60 minutos do jogo com a U. Leiria, a qualidade do futebol será bem superior à da época passada. Também, diga-se, pior era difícil...


Tristeza! Vergonha!

PARA NÃO AUTISTAS

Claro que se pode ter uma atitude autista e fechar os olhos e os ouvidos.

Em todo o caso, é uma patologia.

Portanto, para ver aquilo com que os adeptos azuis, adeptos do que foi um grande clube, têm que levar, aqui ficam alguns comentários postos por leitores em jornais:

"Pelos vistos o belenenses este ano vai ser mais uma vez o bombo da festa!"

"É normal ! O Belenenses DEVIA estar na II Liga!"

"Espera! Já sei! Vou mandar um fax para a secretaria e anular 2 penaltis do Covilhã".

"Estes gajos do Belém vão fazer outra epoca miseravel"

"Impossivel como o belenenses ainda está no principal escalão português. 2 vez que deviam ter descido de divisão e ainda continuam "

É claro que no camarote não se ouvem estas coisas. Tão pouco elas importam aos que apoiam no blog, e julgam que o mundo treme cada vez que sacam de pareceres jurídicos.

A política de comunicação do Belenenses não pode ser classificada. Porque pura e simplesmente não existe.

Como muitas outras coisas não existem. Temos, novamente, 3 membros na Direcção.

O triste é que cada vez são menos os que têm a noção do clube que já fomos...


Está complicado...

As frases são dos jornais. Os destaques são nossos.

Record

"A U. Leiria ainda em fase de construção - como prova a utilização de oito jogadores à experiência - venceu (1-0) um Belenenses mais adiantado em termos de definição do plantel, mas ainda com lacunas evidentes (continua a faltar um central, um avançado e um médio influente).

Apresentando a mesma equipa da Covilhã, os azuis até fizeram uma primeira parte agradável, graças a uma boa circulação de bola e segurança defensiva. Duas bolas na trave (Zé Pedro aos 29' e Diakité a meias com Vinícius aos 42') provam que ao intervalo o resultado poderia ser outro.

Depois, os leirienses refrescaram quase toda a equipa - só Diego Gaúcho continuou em campo - e apostaram na velocidade dos três avançados para criar embaraços aos azuis, que foram ficando sem pulmão após os 60m"

O Jogo

"Num bom teste para ambos os primodivisionários, o Leiria, ainda com diversos atletas à experiência, impôs-se frente ao Belenenses apenas na segunda parte.

João Carlos Pereira repetiu o onze do jogo com o Covilhã e, de novo, a equipa começou melhor mas perdeu, fechando o estágio em Gouveia com segundo desaire. O capitão José Pedro voltou a estar em evidência e dele partiram os lances de maior perigo da equipa do Restelo: aos 29' atirou à barra e, aos 41', Bruno Miguel tirou-lhe um golo sobre a linha fatal. Na segunda parte, Manuel Fernandes mudou toda a equipa enquanto o Belenenses só rodou cinco peças, entre elas lançando o estreante Celestino. Ganhou com isso o Leiria que, mais fresco, foi aproveitando o natural desgaste do adversário. João Carlos Pereira tem já ideias concretas mas ainda espera 2 a 3 reforços; já Manuel Fernandes, promete ter decisões quanto aos atletas à experiência e admite, ainda, a entrada de mais um jovem".

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sem palavras

quinta-feira, 16 de julho de 2009

FRASES QUE ME DÃO CABO DA CABEÇA


Alguns exemplos:

"Calma!!!"

"Deixem os homens trabalhar"

"Nunca me esquecerei como ganhou o caso Mateus"

"Fico a apoiar em casa"

"Somos muitos pequenos"

"Temos que ir buscar emprestados aos 3 grandes"

"Não há dinheiro, não há palhaços"

"Prefiro poucos mas bons"

"Vão... Comprem..."

"Não vamos entrar em loucuras de Europas, não temos estruturas, talvez daqui a uma dúzia de anos"

"O que dirá o Fazendas de Almeirim!"

"Não gosto de jogos com muita gente"

"Cuidado com as megalomanias!"

"A equipa do Restelo"

CARVALHAL II


Tenho a impressão de que o nosso actual treinador tem bastantes semelhanças com o Carlos Carvalhal nas suas concepções.

Há quem goste. Há quem não goste.

terça-feira, 14 de julho de 2009

VERGONHA DO SORTEIO



As condicionantes do sorteio, a treta das porta-bandeiras e as perguntas televisivas são um insulto a todos os adeptos do Belenenses.

Gostava que tal fosse tornado público por via institucional.

Perdemos em cada silêncio nestes momentos...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Gil Vicente

O sorteio da Taça da Liga pôs novamente o Gil Vicenta na rota do Belenenses, isto caso a equipa de Barcelos ultrapasse, entretanto, a Oliveirense. A haver tal jogo, será, desta vez, no Restelo.

Sobre isso, a única coisa que quero dizer, é que o Gil Vicente (dirigentes, treinadores, jogadores e eventuais acompanhantes) deve ser recebido no Restelo de forma absolutamente normal e pacífica.

Fico, não direi já admirado (os sinais da decadência estão por todo o lado) mas seguramente bastante triste, quando vejo um ou outro adepto a afiar já as garras.

Pois melhor seria que as guardassem para as apropridas e muitas ocasiões em que primaram pela indiferença e pela ausência, em vez de fazerem frente a quem nos trata ou tenta tratar mal repetidamente.

O Gil Vicente não é nosso rival. É um clube contra o qual nada devemos ter. Chega desta morbidez!

Aliás, achar graça a estas tricas, que só nos menorizam, é andar no sentido oposto ao que interessa. É acentuar esta nota tão recente, de clube afotunado, em vez doclube mártir e discrimimado, tantas vezes prejudicados, que sempre fomos, e que é (era?) o nosso maior património moral. Repisar as cenas do Sr. Fiúza e mais não sei o quê, é reduzir o Belenenses a um clube qualquer. É não ter o sentido da dignidade que o Belenenses deve ter.

Em todo o caso, deixo espaço para cada leitor votar como achar na sondagem abaixo.

COMO DEVEMOS RECEBER O GIL VICENTE?
O PIOR POSSIVEL
NORMALMENTE
NORMALMENTE MAS EXPLICANDO-LHES AS RAZOES QUE TIVEMOS
MAL AOS DIRIGENTES, NORMALMENTE A EQUIPA
MAL AO A. FIUZA, BEM AO RESTO
MAL AO FIUZA E AOS "ADEPTOS", NORMALMENTE A EQUIPA
  
pollcode.com free polls

segunda-feira, 6 de julho de 2009

CONTINUIDADE E IMAGEM

Um problema recorrente é a existência de dirigentes que se identificam consigo mesmo, em vez de se identicarem com o clube.

Consequentemente, promovem-se e defendem-se a si mesmos, para o que há o tempo, o conhecimento e a habilidade que sempre faltam para defender o Belenenses.

Nesta campanha do Belenenses - clube beneficiado na secretaria, as maiores mentiras acerca do nosso clube são despejadas por todo o lado, incluindo a CS (afecta a clubes, esses sim, que de tudo extra-relvados beneficiam...). e o Belenenses? Cala, quando não diz asneira, e consente.

Eu já nem peço para se relembrarem tudo e todas as vezes em que somos prejudicados e não beneficiamos das mordomias que todos abocanham. Perdi há muito essas ilusões.

Mas, ao menos, que se esclareça o caso Mapuata, em que nos foram tirados pontos que impediram a descida do Marítimo, mas em que se vai ao ponto de dizer que não fomos despromovidos na secretaria!!! Uma mentira repetida mil vezes passa por verdade...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

REPETINDO...

Antes de voltarmos ao Futebol, agora que vai começar uma nova época, devemos endereçar os parabéns à nossa equipa de Futsal, que mais uma vez tanto honrou e dignificou o nosso clube.

E também repetir: O Benfica ( e todo o seu sistema) mete nojo.