sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ASSOBIADELAS

O Belenenses tem manifestamente falta de clubismo.

O clubismo revela-se na afirmação da identidade e na assunção clara de rivalidades que valham a pena.

E revela-se na militância. Esta, contrariamente ao que entre nós se quer fazer crer, não se traduz apenas em estar presente. Nem sequer se traduz somente em estar "presente" e apoiar. Adepto a sério, está presente e apoia ou protesta (reclamando ou assobiando), conforme a situação.

Uma boa assobiadela na devida altura pode ser remédio santo.

Lembro-me que a melhor classificação dos últimos 21 anos teve uma monumental assobiadela quando a equipa andava lá pelo 7º lugar. Tínnhamos empatado em casa com o Espinho e até tínhamos mandado umas bolas à trave. Mas os sócios não gostaram da atitude. Houve um ou outro jogador que reagiu mal; porém, a partir daí, foi sempre a subir. Ficámos em 3º, e com mais 2 jornadas ainda passávamos ao Benfica e íamos ao 2º lugar.

Já agora, embora não goste de invocar exemplos alheios, lembro rapidamente o ano em que o Sporting pôs termo ao jejum de 17/18 anos de campeonatos. Andava o Roquette a falar no projecto (de que nenhum dirigente deles agora não sabe como se livrar...), e nada. Levou uma asssobiadela (e não só...) de todo o tamanho, demitiu-se, acabou-se a história do projecto e os lagartos foram campeões. Nessa época. o adepto venceu o projecto.



Voltemos ao Belenenses. Anda aí gente incomodada por o Filipe Bastos ter sido assobiado na apresentação por um segmento de sócios.

Ora, eu acho bem que tenha sido. Os empréstimos vindos de clubes portugueses são das piores coisas que nos podemos fazer. É uma traição. Logo, deve ser verberada. Ah, e tal, a direcção foi eleita democraticamente. Pois foi (embora com base na mentira, como veremos em breve). Mas a democracia implica também o razoável "direito à indignação".

Claro que o protesto deveria ter sido dirigido à Administração - dentro de limites razoáveis, repito - e não ao jogador. Claro que o rapaz não fez mal nenhum. No entanto, esta circunstância é mais ou menos irrelevante. A mensagem passou. Foi um sinal de resistência e de clubismo. Quanto ao jogador, ele sabe que os assobios não lhe poderiam ter sido dirigidos. E tem que saber porque é que houve assobios. De resto, se for inteligente, fica já avisado. A malta Belém a sério detesta o Benfica. Portanto, não venha cá com entrevistas sobre o Benfica e a rodagem.
P.S.- Quero lá saber dos jogadores! A mim o que me importa é o Belenenses, que é infinitamente maior que um jogador.

22 comentários:

  1. ó amigo já que não queres jogadores emprestados dá o teu dinheiro e arranja mais algum ... eu tambem queria ter Ronaldos, Hulks, Decos etc... mas prefiro ter estes e não acabar como Boavistas, Estrelas, Salgueiros etc

    ResponderEliminar
  2. Caro am:

    Não me lembro de lhe ter dito para me tratar por "tu".

    Gostaria de informá-lo que elegi o seu comentário como o mais estúpido já alguma vez aqui postado.

    Não lhe posso dar os parabéns, mas seria injusto não fazer esta referência.

    ResponderEliminar
  3. Será que o Boavista deu o berro por não ter jogadores emprestados, ou por cauda do apito dourado? Será que o Salgueiros lhe acontece o que aconteceu por não ter emprestados ou por causa das trafulhices do Linhares? E o Estrela deu o berro por não ter emprestados? O ano passado tinha 19...

    Realmente, os argumentos pró-empréstimos primam pela falácia

    ResponderEliminar
  4. Escrevo outra vez para lhe dizer... cada um tem a sua opinião e a minha é esta, não me importo com emprestados porque por exemplo os brasucas que chegaram no ano passado não o eram e foram LIXO, quase ninguem se aproveitava... este (Bastos) pelo menos já está ambientado a Portugal e á Liga e deve jogar melhor que muitos que por cá passaram. Um abraço

    ResponderEliminar
  5. A palermice pode não ser intencional, am, mas é negligência censurável não se esforçar por ser melhor do que isso.

    ResponderEliminar
  6. Acho uma grande estupidez os adeptos assobiarem um jogador que estar a vestir nossa camisola. Enquanto respeitar o clube e seus adeptos e dar o seu o melhor este miúdo terás meu respeito e apoio.

    ResponderEliminar
  7. Uma grande estupidez é achar uma grande estupidez.

    ResponderEliminar
  8. Quando assobiamos um nosso jogador só por ser emprestado pelo Benfica tamos muito mal ...

    ResponderEliminar
  9. Estamos muito mal é quando temos um jogador emprestado do Benfica e ficamos todos vaidosinhos.

    Já agora, é impressão minha ou esta história do FB é só um aparte no post?

    ResponderEliminar
  10. Grande estupidez é não respeitar a opinião alheia! Deixe o miúdo em paz, que mal ele fez?

    ResponderEliminar
  11. Pois que culpa tem o jogador das tricas do futebol português? Há que apoiar o Belém e os seus jogadores sejam eles quem forem...

    ResponderEliminar
  12. Pensei que estivesse a ver o jogo, AM...

    Belenenses Casual

    ResponderEliminar
  13. Que culpa tem o jogador?! Mas nunca aqui se culpou o jogador. Como podemos "respeitar opiniões alheias" se essas opiniões mostram uma incompreensão do mais básico? Eu não quero saber do Bastos nem do Celestino, ou outro. Quero saber é do Belenenses.

    Apoiar o Belém implica não ceder ao que lhe vem sendo fatal. Incluindo comer tolamente as papas e os bolos envenenados

    Belenenses Casual

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente não estou em Lisboa, mas se estivesse de certeza que estaria no Estadio... aliás espero estar na 4ª jornada no jogo contra o Benfas...VIVA O BELEM

    ResponderEliminar
  15. "Quero saber é do Belenenses." E é por isso mesmo que dou meu apoio ao jogador que esta a vestir sua camisola! Não me importas de onde vem e para onde vai e sim que enquanto estiver a vestir azul o faz com honra e respeito.

    ResponderEliminar
  16. Esse "apoio" (estranho delírio que só a "X" é dirigido") é claramente lesivo do Belenenses. Dá-nos a imagem de clubezeco (aliás já assumida) e hipoteca cada vez mais o nosso futuro.

    Mas reconheço que é preciso ter alguma dose razoável de inteligência e rebeldia para perceber isto.

    ResponderEliminar
  17. Esse "apoio" (estranho delírio que só a "X" é dirigido") é claramente lesivo do Belenenses. Dá-nos a imagem de clubezeco (aliás já assumida) e hipoteca cada vez mais o nosso futuro.

    Mas reconheço que é preciso ter alguma dose razoável de inteligência e rebeldia para perceber isto.

    Belenenses Casual

    ResponderEliminar
  18. Não compreendo o porquê de ser lesivo ... desde que ele sinta a camisola não me importo ... acima de tudo o BELEM

    ResponderEliminar
  19. Na verdade apoio amplo e irrestrito ao time e ao clube.

    Mas reconheço que é preciso ter alguma dose razoável de paixão e sensatez.

    ResponderEliminar
  20. Am, eu sei que não entende. O problema é, desde logo, você achar que o importante é o que um jogador sinta. O importante é o que a opinão pública e todos os futuros jogadores sentam e pensem.

    Caso contrário, estaremos condenados à não-paixão dita razoável e sensata.

    BC

    ResponderEliminar
  21. Ou por outras palavras: o problema é que veêm a árvorezita e não veêm a floresta. Falta-lhes amplitude e continuidade de inteligência e sentimento para tal.

    BC

    ResponderEliminar
  22. A falta de valores clubísticos assentes num conhecimento deficientíssimo da história do Belenenses e dos seus valores leva a este triste espectáculo de aceitação tácita e mesmo (ainda mais pernicioso e desgostante) de desejo exacerbado de ter emprestados dos estarolas.
    É muito triste assistir a isto. Mas não dá para mais. Por mais que se explique que há PREJUÍZO REAL quando só se fala no Zé Bastos (e o moço não merece maus tratos nem como jogador nem como homem) na imagem e na projecção do Clube, quando se explica que há PREJUíZO REAL porque se deixa ao deus dará valores criados no Belenenses (claramente o André Almeida é o melhor exemplo mas há outros) e se desperdiça os timings da sua evlução para fazer evoluir um jogador da mesma idade de um outro clube e que há PREJUÍZO REAL porque pagas mais para ter o Zé Bastos (de quem na posição em campo nem precisamos) que pagas a um André Almeida e isto mesmo que os lampiões paguem parte do ordenado o que não acredito qu seja em proporção razoável, quando se mostra e demonstra com casos passados como de um Eliseu tapado por essa aventesma do Paulo Sérgio ou um Gonçalo Brandão por um Cristiano (2004/05) só para dar exemplos mais recentes e esta cambada não entende, que fazer???

    Nada. A estupidez humana não conhece limites.

    O que vejo é algo como andar a chamar filhos desta e daquela aos lampiões, que são isto e aquilo, que os odeiam e abominam mas quando estes nos corrompem e põem cá um gajo de quem nem precisavamos estritamente do ponto de vista técnico porque tinhamos e temos soluções suficientes, então já adoram o qu implica que assim os lampiões já não são filhos desta e daquelas.

    Este pessoal não tem a noção do incoerente e ridículo que isto é. E quanto mal isso nos faz muito além do que é contabilizável em termos financeiros e de imagem, é uma questão de identidade, de independência e de rejeição da subalternidade a que o SISTEMA nos quer DESDE SEMPRE vergar.

    Muito triste. Esperem pela 4ª jornada em que recebemos os vossos amigoslampiões para ver o festival que vai ser nos jornais. Cambada de otários...

    Nuno Gomes

    ResponderEliminar