sexta-feira, 28 de agosto de 2009

(Não) ELITES

O essencial de um clube são as suas gentes, a sua identidade distintiva e a vontade radical de se afirmar e vencer.
Nada me seria mais agradável do que ver o "povo" Belenenses mobilizado, unido* e afirmativo de uma identidade própria.

A ideia de multidões horroriza, geralmente, a suposta elite "azul". Porquê? A resposta é simples: porque são elites fracas, que têm medo de se confundir. O homem verdadeiramente superior sente-se igualmente bem/mal com um rei ou com um carroceiro.

Desprezo as (supostas) elites porque sou, na verdade, elitista. Essas supostas elites (incluindo oscandidatos a opinion-makers dos blogs), para mim, são banais, míopes, um mero produto de influências e de modas. São quase estéreis. Não as distingo das não-elites, da mesma forma como não distingo os grão de areia um pouco maiores dos que são um pouco menores. E, por isso, apenas o areal seria suficientemente grande e me despertaria algum interesse.

As pseudo-elites, nomeadamente do Belenense, só pensam, fazem e dizem vulgaridades. Talvez funcionem bem numa empresa, que é quase sempre outra vulgaridade. Mas não dão para mais.



* Unido no ideal de um clube, não de uma direcção de amigos ou num tipo que durante os meses dá uns pontapés na bola com a nossa camisola, a rodar para um dos nossos verdugos.

2 comentários:

  1. 100% de acordo. Subscrevo na íntegra.
    Com as manias de pavões, não passam de pints calçucos com penugem curta e míopes. E quem paga é o Grande Belenenses que mirra e mirra sem que (quase) ninguém se preocupe.

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo com o aqui postado, sem dúvida, em quanto o Belenenses for se não mais do que uma Feira de Vaidades, de pessoas que pensam que são Deuses no Olimpo a decidir o que os comuns mortais devem de fazer... não iremos nunca para a frente

    ResponderEliminar