quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ADEPTOS?! PARA QUÊ?

Há dois pontos prévios que eu gostava de deixar claro:

1) Tanto quanto posso avaliar, a Comissão de Gestão efectuou até agora um trabalho bastante positivo, tendo pegado no Belenenses numa situação muito difícil.

2) Considero que há décadas que a recomposição humana do Belenenses, que perde adeptos todos os anos, em parte pelos resultados, mas sobretudo pela negligência nesse campo, é uma prioridade absoluta.

Adiante. No estádio do Restelo, na zona dos sócios, podem ver-se duas lonas a apelar a que as pessoas se tornem sócias do Belenenses. Neste local, pode ser basicamente considerado como chover no molhado: a grande maioria dos que ali vão, precisamente, já são sócios.

Mas não haveria problema nisso, não fosse o facto de em mais lado nenhum haver qualquer publicitação dessa...será que lhe devemos chamar campanha? Campanha nem sequer chega a ser. A única hipótese agradável é que ainda não fosse uma campanha, mas fosse só os prenúncios de uma, a realizar em breve.

Mas, não acredito. Acho que tal coisa não é nem nunca será uma prioridade, nem sequer de 2ª linha. Pura e simplesmente, e por mais que me custe, tenho que reconhecer que tal assunto não nos está na massa do sangue. Não está no código genético. Não gostamos de ser muitos a empurrar para o mesmo lado. Gostamos de ser poucos. Por isso, sempre que num jogo podemos ser mais, há gente que se incomoda e que foge. Por isso, os temas de sócios, adeptos e assistências são sempre tratados pelos mesmos incapazes. Por isso, caso único, no nosso imponente museu, vêem-se muitas fotos de equipas mas nem uma de adeptos - isso não interessa. Por isso, publicamos em todo o lado, sem nenhuma vergonha, fotos como a que vem a seguir. Nem sequer se vai ao outro lado tirar as fotos, porque não dói, nem se repara nas bancadas vazias.


Mas fora do Belenenses, isso nota-se e muito. Salta à vista. E esse é o principal assunto pelo qual somos gozados.

1 comentário: