segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O dia em que Jaime Pacheco se fartará

Desvalorizo afirmações desagradáveis que Jaime Pacheco fez sobre o Belenenses no passado. Já tantos as fizeram! E alguns até são idolatrados. Marrar com o Pacheco num clube em que tanta gente se engana no nome do clube e do estádio? Bah...
Foi um jogador muito inteligente, com técnica e raça, mistura rara em Portugal. E assim também o foi como treinador. Se nos safarmos do desastre numa época catastroficamente preparada, em cima de anos a fio quase catastroficamente desaproveitados, a ele Jaime Pacheco deveremos.
Sempre fui contra endeusamentos, incluindo os mais recentes de Marinho Peres e Jorge Jesus. Vimos com aflição esta última e sentimos o alerta um ano antes de ele concretizar o coice no Belém. Pusemo-nos a jeito...
Não vou idolatrar o J. Pacheco mas neste momento precisamos dele. No entanto, irá ele continuar por muito tempo? Tenho sérias dúvidas que fique muito tempo. O homem não é burro.
Vejamos. Com certeza ele já percebeu que neste clube há muito que se perdeu o hábito de pôr tudo na luta, como se fosse a última oportunidade, a luta de vida ou de morte. Só assim há vencedores, só assim há campeões. No Belenenses já houve. No Belenenses já não há. E desde há muito. Desapareceu. Extinto. Finito.
Isto ele sabe. Mas com certeza terá a esperança de mudar as coisas. Só que a esta hora, já o Pacheco deve estar a pensar que se calhar não dá.
Vejamos. Ele insistiu até à última para o Diakité jogar na Luz. E isso, porque valorizava a Taça da Liga. Quer mais do que uma época dedicada a não descer. E quer mais para o ano, tanto que o Belenenses se inscreveu na Taça Intertoto, ao que ele não será alheio.
E como reagiu o clube, pelos seus adeptos? E como irá reagir? Não, não pretendo ser profeta, mas há coisas que são óbvias.
Diakité - "Deixem o homem casar!", foi a vaga de fundo da última semana. Impensável noutro clube da 1ª divisão, ou mesmo da Liga de honra, ou talvez mesmo da 2ª B. Exigência anti-clubística. Característica de sociedade recreativa, de amigos que se juntam para a caldeirada, porque "estes bocadinhos é o que se leva da vida". Tudo muito certo mas não num clube. O belenenses é isto: sentimentalismo de senhores casamenteiras, sentimentalismo nobre mas pobre, bonzinho mas não bom, pessoal mas não colectivo, sem nenhum sentido de todo, de paixão grupal, condição essencial para que haja um clube como deve ser. As coisas pessoais são sempre pequeninas, só quem pensa em termos transpessoais conquista grandeza. O Pacheco a insistir até à última com o Diakité, e os adeptos a berrarem "deixem o homem cagar!", perdão, deixem "casar!"...
Taça da Liga - "Isto não interessa para nada!", escarnecem os poucosa adeptos que foram 4ª feira. Imaginem os que não foram! Adeptos ausentes, transformaram o domingo numa vergonha, escarnecida nos jornais, gozada em blogs benfiquistas. Umas dezenas perdidas e mesmo assim separadas no sector azul, mais umas centenas em alegre convívio no meio da festa lampiã - contribuindo para ela. Adeptos como devem ser querem vitórias, em tudo quanto possível. Adeptos como deve ser, gostam de estar juntos, na sua cor, com a sua cor, não a servir de bombos da festa no meio dos outros. Adeptos como deve ser, não ficam indiferentes ao facto de serem abafados no seu próprio estádio. Sem isto não há clube. "Não vou dar dinheiro ao Benfica", frase asnática, repetida para Alvalade e o estádio do Porto, como se os 5 euros representassem alguma coisinha para clubes que gastam 50 milhões de euros por época! Fomos gamados? Pois fomos. Mas como a Taça da Liga não nos interessa para nada, é justo que se exclua um clube que não quer lá estar. "É verdade, o jogo com o Benfica para a Taça da Liga é 4ª feira, não é?".
Taça Intertoto - "Que estupidez", já estou a ouvir, "vai-se gastar um dinheirão"! E "vai-se estragar toda a época"! "Ainda descemos por causa disso". "Quero que se lixe a Intertoto, isso interessa a alguém?". "Para quê, se vamos ser eliminados à primeira?! O que é que me interessa fazer um jogo?". "E o que é que me interessa que dê acesso à Uefa? A Uefa não é para nós! Somos eliminados logo à primeira. E não traz receitas". "Vamos é pensar em fazer um campeonato engraçadinho, sem megalomanias, e deixemo-nos de Europas. Talvez um dia, quando tivermos estruturas".
Se até eu, que nasci e morrerei Belém, estou farto deste anti-clube, como não há-de fartar-se o Pacheco? Neste ambiente, só os acomodados, os inos ou inhos (aqueles que gostam de falar num clube pequeno) se sentem em casa.

4 comentários:

  1. Está excelente concordo com tudo o que é dito (embora relativamente ao Diakité julgo que é um pouco diferente... além de ser um direito do codigo de trabalho era algo que já estava marcado há mais tempo do que aquele que ele levou para decidir vir para o CFB... já o disse anteriormente que no lugar do jogador ao assinar faria exactamente referencia a isso mesmo... "assino e umas das minhas condições é estar liberto dia X de Janeiro").

    Acho que este "deixar andar", "comprar constantemente boions de vaselina" e achar esse facto como normal na vida é algo que mata... que está a matar o nosso CFB.

    As reacções e iniciativas que temos são mata-moscas para quem nos aponta... e dispara canhões contra nós.

    ResponderEliminar
  2. Está excelente concordo com tudo o que é dito (embora relativamente ao Diakité julgo que é um pouco diferente... além de ser um direito do codigo de trabalho era algo que já estava marcado há mais tempo do que aquele que ele levou para decidir vir para o CFB... já o disse anteriormente que no lugar do jogador ao assinar faria exactamente referencia a isso mesmo... "assino e umas das minhas condições é estar liberto dia X de Janeiro").

    Acho que este "deixar andar", "comprar constantemente boions de vaselina" e achar esse facto como normal na vida é algo que mata... que está a matar o nosso CFB.

    As reacções e iniciativas que temos são mata-moscas para quem nos aponta... e dispara canhões contra nós.

    ResponderEliminar
  3. É a dura e crua realidade do nosso Belém! Quando o principal adversário do clube são os seus adeptos não há volta a dar!

    Espero que o Jaime Pacheco fique por muitos anos no meu clube mas custa-me a acreditar que assim seja, ou porque o próprio se fartará ou porque chega um novo presidente que embirra com o treinador porque este... percebe mais do que ele!

    O Belenenses já foi grande mas está completamente definhado e os seus adeptos (poucos) que ainda acreditam numa mudança vão-se desmotivando com as sucessivas asneiras que por ali se fazem... Eu nasci a ouvir falar do Belenenses campeão, a ouvir histórias intermináveis de grandes lutadores que por ele passaram e que o honraram... desde que nasci... bem... ganhámos uma Taça de Portugal e, a partir daí, foi uma queda livre até aos dias de hoje!

    Por aqui passam bons e maus treinadores, bons e maus jogadores mas os que ficam sempre são os adeptos e... quando esses começam a ser maus...

    Sublinho este artigo e agradeço o mesmo, apesar de saber que grande parte dos destinatários nem sequer o percebe, da mesma forma que não percebem que estão, dia-a-dia, a matar o clube

    Abraço,

    João Gouveia
    sócio 5223

    ResponderEliminar
  4. e que tenha uma morte dolorosa

    ResponderEliminar