segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O jogo de ontem

Tenho uma grande desconfiança dos adeptos do Belenenses que vêm no F.C.Porto o grande adversário/"inimigo", em vez do Benfica e do Sporting (dos que transferem as rivalidades para outros clubes menores, é melhor nem falar). Retirando a excepção dos que vivem na zona do Porto, isso quase sempre quer dizer duas coisas: ou que têm uma costela da 2ª circular ou que, nas rodas de amigos e colegas já se renderam, e aceitam fazer o papel simpático-pateta do parente pobre de uma coligação anti-tripeira.

Para mim, azul é o Belenenses e nem digo que é sem riscas, porque é o único azul. Os portistas são azuis e brancos ou brancos e azuis, coisa diferente. No entanto, é verdade que as cores do Belenenses e do F.C.Porto não se distinguem muito nas bancadas, o que, para mim, que olho com tanto ou mais interesse as bancadas que o relvado (portanto, sempre desiludido...), ajuda a que nunca tivesse neste clássico um jogo de emoções ao nível dos duelos com os clubes da 2ª circular. Finalmente, nunca vi os adeptos portistas fazerem nas bancadas as cenas absolutamente canalhas que várias vezes já vi fazer aos pretensos amigos de Lisboa. Há quem não tenha memória ou dignidade. Eu tenho.

Não obstante, detesto perder com o Porto. Aliás, detesto que o Belenenses perca. Como detestei ver aplaudir o Rolando, embora não tenha para com ele a hostilidade que sinto relativamente ao sócio do Benfica.


Porque detesto perder, julgo que a minha análise ao jogo de ontem é exacta se disser que o Porto fez meia hora realmente notável no Restelo, e penso que teria ganho a qualquer equipa portuguesa. E, por isso, a derrota não significa que o Belenenses tenha jogado mal. Não vou dizer que jogou bem, porque houve falhas de marcação e pressão, porque faltou gaz na 2ª parte, porque ao problemas dos centrais acresce o facto de o nosso ataque-ataque (exceptuando os meio-atacantes) se reduzir a Marcelo. Este lutou quanto pôde e saiu extenuado aos 65m, facto evidente, que me leva a não perceber as críticas feitas a Jaime Pacheco pela sua substituição. Infelizmente (sem surpresa), Roncatto foi uma perfeita nulidade, mais parecendo um defesa da equipa adversária.

Resumindo, perdemos bem mas não jogámos mal e a equipa confirmou melhorias. Não estou descansado mas espero que ultrapassemos este sufoco. Já agora, e para terminar, os dois reforços que ontem se estrearam, Saulo e Ávalos, foram dos melhores entre os jogadores do Belém.

1 comentário: