segunda-feira, 23 de março de 2009

PESADELO

No pesadelo em que vive o Belenenses (paraíso para alguns...), as eleições vêm aumentar o horror.

Gostava de acordar deste pesadelo infernal mas o facto é que ele existe, embora, por serem os seus próprios actores, não se apercebam disso aqueles para quem a decadência é "business as usual". Mesmo que o negócio seja maledicência, conversas mesquinhas nos recantos do Restelo, ou chupar os ossos que restam.

Por muito maus que tenham sido os últimos anos (e foram!), estas listas excedem tudo o que de negativo se pudesse esperar.

Em dezenas de nomes, haverá três ou quatro aproveitáveis. Há três ou quatro que não sei quem são. O resto, é objectivamente anti-Belenenses.

Vamos lá ver se me faço entender. Eu digo "objectivamente anti-Belenenses" porque as suas ideias, accões e práticas não conduzem ao progesso e engrandecimento do Belenenses mas sim à sua decadência e empequenecimento. Os candidatos são marcadamente micrómanos, como de costume. Não sei, nem me interessa saber - exceptos em casos de desonestidade -, que estejam convencidos de que fazem bem e que a sua intenção seja "boa". Dou isso de barato, mesmo sabendo que em muitos casos a vaidade é o que mais comanda e os motiva. Detesto vaidosões, e mais ainda quando não têm razão para o ser.


As eleições no Belenenses são a coisa mais desenchabida do mundo. Um indíviduo normal, mesmo anestesiado, sentiria tédio. Aqui, no Belenenses, as pessoas entusiasmam-se (na escassa medida de que são capazes) com palavras como "rigor" e frases como "cuidado com as melagomanias", "não aos aventureirismos" e "cortar nas despesas". Visto que no Belenenses estas frases são dez vezes mais repetidas que em qualquer outro clube, espero ao menos que as nossas finanças estejam prósperas... Estão, não estão?

Os "projectos" fazem-me rir. Vamos ser um bocado sinceros: não há projecto nenhum. Nunca houve. Um projecto implica saber com clareza o que se quer atingir e definir os meios, os modos e os prazos como tal se vai alcançar. Não me digam que estas listas têm "projectos". No máximo, têm as mesmas intenções que, no mínimo, há 20 anos atrás as candidaturas já tinham. O resto, são três ou quatro acrescentos de pseudo-modernismo, não nos conceitos mas nas palavras: "marca", "valências", "budgets".

Se alguma dúvida houvesse da nossa triste decadência, bastaria ver que, nos dirigentes e candidatos, há gente que deseja que o Sporting seja campeão, há gente que chama estádio da Luz ao Estádio do Restelo, que chama Futebol Clube Os Belenenses ao nosso clube, que gritou golos do Benfica marcados por jogadores que nos abandonaram, que tem muita esperança que o Amorim e o Rolando prosperem no Benfica e no Porto, que vai para milhares de quilómetros ver finais europeias do Benfica, que pondera apresentar à UEFA uma queixa contra o Belenenses, que deseja que o Belenenses perca, etc,etc, etc.

A única coisa que podemos fazer pelo Belenenses nestas eleições, é irmos votar. E votarmos nulo... Que quer dizer: não à decadência do Belenenses, não à mediocridade!

2 comentários:

  1. Talvez seja votar branco e não nulo que se pretenda dizer no final deste Post... uma vez que são os votos em branco que significam o não acreditar das capacidades/intenções dos elegiveis.

    Eu votei branco nas penultimas eleições (já que na ultima nem sequer meti os pés no Restelo para votar... não me recordo bem porquê, mas confesso que pode muito bem ter sido por falta de vontade em me deslocar ao Restelo para umas eleições decididas à partida)... mas voltando ao "meu" voto em branco, apesar de ainda não saber muito bem o que vou fazer nas proximas eleições, é claro que repetir a minha intenção é um cenario bem possivel.
    Mas ao mesmo tempo questiono-me até quando é possivel tomar esta decisão???
    É que votar constantemente em branco também pode ser por uma questão de querer fugir às "responsabilidades" das nossas decisões.
    Lembro-me bem de tentar colocar-me no papel daqueles consócios que por infelicidade (e acredito que o tenham sentido) com o seu voto têm colocado nos designios do CFB "gente" capaz de tanta incúria.
    Relativamente às 2 listas que estão a votos, a minha ideia é a seguinte:

    Viana de Carvalho: Votar numa lista que compôs a direcção de CF... é mto complicado foi uma direcção que a meu ver resolveu pouca coisa e a que resolveu... foi mal.

    João Barbosa: Tb antigo dirigente... actualmente o responsavel por uma CG que na minha optica a querer-se candidatar à presidencia do CFB poderia e deveria ter mostrado mto mais serviço que aquilo que fez até então.

    Tb confesso que gostaria mto de saber o que é que realmente aconteceu com a candidatura anunciada de José António Nobrega

    Concordo com praticamente a totalidade deste Post... e numa altura destas é agradavel encontrar um espaço onde se possa ler algo diferente das noticias da nossa "amiga" CS... e mais importante que tudo onde se possa tb "debitar" umas letras sobre assuntos do nosso CFB.

    JF

    ResponderEliminar
  2. caro JF,

    Eu sustento o voto nulo, porque me parece que é a maneira de dizer, com uns traços bem visíveis: "Não, nada disto!".

    No entanto, o voto em branco pode servir os mesmos objectivos.

    Quanto ao que se passou com a lista de José António Nóbrega, realmente não sei. talvez venha a saber-se mais alguma coisa nos próximos dias.

    Belém Casual

    ResponderEliminar